contato@caoeciaveterinaria.com.br

(37) 3551-2115

DICAS E CUIDADOS - CÃO E CIA

Cachorro vomitando. O que poderá ser e o que eu posso fazer?

Postado em: 04 de maio de 2015

Vômito em cães, no geral, é algo que traz muitas dúvidas aos proprietários. A primeira coisa que é necessário entender, é a diferença entre vômito e regurgitação. Se o seu animal assim que acaba de comer devolve toda a comida e, muitas vezes, até come o que acabou de “jogar”, ele está regurgitando. Na maioria das vezes, isso é uma defesa do organismo. Quando o cão engole muito rápido, não mastiga ou tenta engolir algo muito grande, o organismo do bichinho pode entender que isso não é bom e faz com que ele regurgite.

Se a regurgitação ocorrer esporadicamente, tudo bem. Já se ela for frequente, procure imediatamente o médico veterinário para que o bichinho seja examinado. Há algumas doenças como o megaesôfago ou esofagite, por exemplo, que podem fazer com que o pet regurgite tudo o que come. Com o tempo ele desidrata, emagrece e fica muito doente. É necessário agir rápido.

Cachorro vomitando líquido amarelo, água ou espuma branca

Já o cachorro vomitando, precisa ter muito mais cuidado e atenção do que o animal que regurgita. O vômito já vem lá do estômago e o proprietário irá notar que o pet fica andando de um lado para o outro, com ânsia, até vomitar. O alimento sai digerido ou pelo menos parcialmente digerido. Se o vômito for esporádico, ou ocorrer após a ingestão de grama, água do mar, areia ou algo assim, uma ou outro vez, é só acompanhar. Não é nada muito alarmante. Já se isso for frequente, o médico veterinário deve ser procurado imediatamente.

Já o cachorro vomitando amarelo e/ou com uma espuminha branca, pode ser porque ele passou muito tempo sem comer ou porque está apresentando sinais de problemas no estômago. Se isso aconteceu uma vez na vida do animal e nunca mais voltou, tudo bem. Já se seu cão tiver vômitos seguidos, como por exemplo, duas vezes ao dia ou todo dia, é necessário procurar o médico veterinário urgentemente. Quanto antes o tratamento gástrico começar, melhor.

Cachorro vomitando sangue ou cachorro vomitando e com diarreia

Esses casos são muito graves e precisam de intervenção médico veterinária imediatamente. Não deixe para o dia seguinte. O vômito com sangue pode ser causado por várias coisas, como uma úlcera, ou uma perfuração no aparelho digestório. Quando junto com diarreia, pode ser causado, por exemplo, por uma doença de nome parvovirose. Seja qual for, o animal pode morrer. Dependendo da idade, o óbito vem em poucas horas.

O que eu posso fazer?

Se o caso for esporádico, fique atento para ver e não volta a acontecer e se não começa a ser frequente. Caso note que a cada dois ou três dias o seu cachorro vomita amarelo, ou a espuma branca, mesmo que pouquinho e uma só vez, leve-o ao médico veterinário para que seja examinado.

Se o vômito for em grande quantidade, com sangue, com diarreia, ou se for frequente, corra para a cínica. Os animais podem desidratar e vir a óbito. Não espere. Dê uma boa alimentação, mantenha a vacinação do seu pet em dia e mantenha o vermífugo em dia para evitar que esse problema aconteça com o seu melhor amigo.

Fonte: Bluepet

FUNCIONAMENTO

A Clínica veterinária conta com consultas em horário comercial e atendimento domiciliar.

Segunda à sexta, das 8 às 18h Sábado das 8 às 12h

A CLÍNICA

Nosso compromisso é entender as expressões de nossos animais de estimação e de seus proprietários, não só nas horas alegres e felizes, mas também nos momentos de dor e aflição...

Saiba mais